Todo o processo é comprovado através de Laudos Fotográficos de destinação,
comprovando o destino e a tecnologia utilizada.

Destinação de Resíduos


A legislação não deixa dúvidas que a responsabilidade pela destinação final dos produtos vencidos ou impróprios para comercialização é das empresas produtoras e comercializadoras (artigo 6º § 5º da Lei 7.802/1989 com nova redação dada pela Lei nº 9.974/2000 e pelo artigo 53 § 4º do Decreto 4.074/2002). Porém, é necessária a atenção para o descarte com empresas sérias que façam os procedimentos corretos e necessários para a destinação final e para o atendimento as leis citadas.

O Processo de desenvase é realizado por 6 colaboradores, estimando a abertura de aproximadamente 500 latas por dia, necessário se atentar para que não caia latas dentro do IBC, porque no momento de sucção do efluente pode ocorrer de danificar o equipamento.

Etapas do processo de Destinação


  • Solicitação do Descarte: É feito um registro detalhado das bebidas vencidas, incluindo tipo, quantidade, data de validade e motivo da destinação.
  • Transporte: As bebidas vencidas são transportadas para Galpão Coopermap de acordo com as normas de segurança, para ser feito o desenvase caso esteja na embalagem de fabricação.
  • Tratamento: Existem várias opções de tratamento, atualmente a Coopermap junto a Reluz realizando varias etapas até o tratamento para Compostagem.
  • Reciclagem de Embalagens: As embalagens das bebidas são recicladas e enviadas de volta a indústria após atingir a quantidade de lote adequada.
  • Relatório Final: Um Laudo fotográfico do processo de descaracterização e CDF gerados através do SIGOR/ FEAM.
ÁREA DE ARMAZENAMENTO EMBALAGENS/ SETOR ESTOQUE

PROCESSO RECICLAGEM - EFUENTES LÍQUIDOS


  • Envio do efluente via IBCS
Os Liquidos são enviados através dos Ibcs para a empresa parceira realizar o tratamento.
  • Tratamento da fase líquida
Após o recebimento, os resíduos passam por todos os processos necessários ao tratamento de efluentes, com o objetivo de remover a carga orgânica que dá origem ao lodo.
  • Lodo é encaminhado para a compostagem
O lodo resultante do tratamento de efluentes é transferido para a usina de compostagem, misturando-se a outros resíduos orgânicos industriais, agroindustriais e urbanos como produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação podas de árvores brutas ou trituradas, bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros resíduos.